6 de dez de 2016

Por quanto tempo guardar os comprovantes, cupons e notas fiscais

. Se você tem o hábito de jogar os comprovantes de contas de energia, pagamentos do INSS, cupons e notas fiscais, entre outros. Com... thumbnail 1 summary
.

Se você tem o hábito de jogar os comprovantes de contas de energia, pagamentos do INSS, cupons e notas fiscais, entre outros. Com o tempo, os comprovantes de pagamentos das suas contas vão se amontoando e você fica sem saber onde guardar, essa é a hora de você saber o que deve ser guardado e o que pode ser jogado fora.Os comprovantes de aluguel, contas de energia, convênio médico e outras muitas despesas são de suma importância para provar está em dias. Mas, qual o tempo necessário mantê-las no seu poder?
Isso irá variar dependendo do tipo de documentação que você tem em mãos, pois o tempo de cada um para mantê-los arquivados é diferente. Abaixo listamos as principais despesas da famílias com a orientação do Procon-SP e do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC) sobre quais os papeis que você deve deixar arquivado em casa.

Tempo de arquivamento dos comprovantes

Aluguel: importante que mantenha os pagamentos enquanto estiver morando no imóvel e manter em arquivo por três seguintes à desocupação.
Financiamentos: manter todos os comprovantes de pagamento até quitar toda a dívida e desalienar o bem.
Notas fiscais e certificados de garantia: mesmo com o prazo de garantia expirado, é importante manter a nota guardada durante a vida útil do produto.
Contas: telefone, energia e água; plano de saúde; mensalidade escolar; cursos livres e cartão de crédito: mantenha no arquivo por cinco anos.
Condomínio: arquive-os enquanto estiver morando, caso se mude, guarda-los entre um período de cinco a dez anos.
Seguros: após ter passado um ano do término da validade do produto, você pode jogar os comprovantes no lixo.
INSS: é importante manter tudo em casa até chegar o momento da aposentadoria.
Fica a dica! Organize tudo em pastas ou gavetas reservadas especialmente para esses documentos, vale também usar a tecnologia como sua aliada, basta digitalizar os comprovantes e ir organizando em pastas no computador, em seguida, guarda-los em alguma mídia como CDs, pen drives e etc.

Nenhum comentário